Skip to main content
pictograma homens vermelhos

Academia? Só com consulta e exame!

 

Pelo menos para os paulistanos. De acordo com a lei sancionada ontem por Gilberto Kassab (11.383/1993) os alunos de academias de ginástica (musculação, ergometria e aulas) precisam de se submeter a exames SEMESTRAIS. Isso mesmo, as academias devem manter anexadas às fichas dos alunos exames feitos a cada seis meses.

São pedidos os seguintes testes:
– Consulta médica
– Hemograma completo
– Teste ergométrico
– Eletrocardiograma
– Ergoespirometria
– Exame postural
– Exame ortopédico

Acredito que os testes realmente são importantes para quem treina, afinal, grande maioria inicia atividades físicas sem saber se podem chegar a certo nível de batimentos cardíacos ou se é necessário primeiro algum fortalecimento. Porém fica puxado para o aluno realizar os testes a cada semestre, tanto em questão financeira quanto organizar a agenda para conseguir marcar consultas e realizar exames.
Outro ponto que me incomoda é a academia ter acesso a certo tipo de exames quais prefiro manter somente no consultório de meu médico.

Alguns profissionais da área acreditam que haverá um crescente aumento nas buscas de atestados comprados.

A academia que não cumprir a lei pode ganhar um multa, além de ser fechada pela COVISA (Coordenação de Vigilância Sanitária), órgão responsável pela fiscalização do cumprimento da lei.

Leandro

Leandro, designer de eventos. Escreve sobre todas as novidades e tendências que interessam. Tecnologia, novos gadgets, moda, cuidados para o corpo, carros e filmes. Tudo que envolva o universo masculino e seu comportamento. Fale com o autor deste post pelo Twitter: @garotao ou no Facebook.

Um comentário em “Academia? Só com consulta e exame!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*