Skip to main content

Camisa Xadrez


E essa "regata"? Acham que rola? Deixem suas opiniões nos comentários! (Foto: divulgação)
E essa "regata"? Acham que rola? Deixem suas opiniões nos comentários! (Foto: divulgação)

Sempre gostei de xadrez e já tem um bom tempinho que as peças com essa estampa estão resistindo às mudança (praticamente ditatoriais) da moda.

História do xadrez

O tecido xadrez (check) foi criado por proprietários de terras na escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã, considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Durante o século XX foi usado somente em ternos e casacos masculinos.
Tartã é o nome de um tecido de lã de trama fechada, gramatura leve e possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia. O tecido possui listras diferentes que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras. Na Idade Média era colorido com pigmentos naturais de amoras, morangos e framboesas.
Por volta de 1703, os clãs passaram a empregar a estampa xadrez, para distinguir as suas famílias. Cada uma delas criou o seu tartã para diferentes ocasiões – celebrações, caçar, trabalhar e até mesmo para namorar.
Freqüentemente a rainha Vitória fazia visitas a sua propriedade em Balmoral, na Escócia, e isso incentivou a moda de roupas de tartã, já que o uso era apropriado para datas comemorativas. Após a Segunda Guerra Mundial os kilts de tartã tornaram-se populares.


E hoje em dia, de bermudas a camisas regatas, o xadrez já permanece no gosto dos estilistas a algumas estações. Até onde durará? Só o tempo dirá. Abaixo algumas fotos com padrões de xadrez, cores, modelos e aplicações diferenciadas. Clique nas imagens para ampliar.


Leandro

Leandro, designer de eventos. Escreve sobre todas as novidades e tendências que interessam. Tecnologia, novos gadgets, moda, cuidados para o corpo, carros e filmes. Tudo que envolva o universo masculino e seu comportamento. Fale com o autor deste post pelo Twitter: @garotao ou no Facebook.

2 comentários em “Camisa Xadrez

  1. Legal mesmo. Parabéns pelo site. Tá cada vez melhor. Só não deixe de atualizar durante as férias. Ah, cadê foto da sua tattoo completa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*