Skip to main content

Dicas: antes de fechar contrato anual com a academia

Muitos preferem pagar a academia mensalmente, sem contrato, pela liberdade que isso proporciona. Tanto para matar a academia (e desistir do treino) quanto por, se não estiver satisfeito, é só não aparecer lá mais. Só que os contratos de três a quinze meses são mais vantajosos pois te levam a não querer matar tanto o treino (afinal, eles já estão com todos os meus cheques!!!) e o valor cai entre 5 a 50% dependendo da negociação.

Mas da mesma forma que ao comprar um celular com desconto nas operadoras e ficar amarrado em um serviço ruim e altas multas, você deve ter cuidado antes de assinar o contrato da academia. Confira algumas dicas:

Dica 1: o seu plano precisa ser de horário livre. Planos “horário comercial” são indicados para pessoas que não trabalham. Já pensou você ter que programar de ir na academia na hora do almoço e durante uma semana inteira ficar preso no trabalho bem na hora do treino? A desmotivação para voltar a malhar será enorme!

Também é legal se a academia ficar aberta até as 23h (ideal seria a meia-noite). Trânsito, reuniões no final do dia podem fazer a noite ficar mais curta e conseqüentemente prejudicar o treino.

Dica 2: quanto mais tempo de casa, maior o desconto. Por mais que isso seja obvio, algumas casas sempre fecham o valor “cheio” do ano, tanto para novatos quanto para veteranos. Questione isso!

Dica 3: equipamentos sempre limpos e funcionando. Do que adianta um parque de treino imenso sendo que 40% dele está em manutenção? Se a academia não aplica uma parte de seus ganhos para zelar da “boa saúde” dos aparelhos ou a troca de velhos por novos, além de gastar mais tempo de treino, esperando para revesar, você fica de certa forma amarrado (pelo contrato anual) com a velharia.

Dica 4: três meses depois eu não consegui gostar da academia, seus professores, alunos ou aparelhos. Quero cancelar o contrato. Como faço? Pago por isso? Sim. Na academia onde malho eles cobram 15% do valor ainda restante para cancelamento. Outras cobram taxas fixas, entre 90 a 300 reais. Mas muitas academias oferecem um serviço qual se algum aluno quer renovar o plano, eles pegam seu contrato e repassam para ele. Dessa forma não há multa contratual para você.

E se você tem alguma dica, um toque esperto na hora de fechar o contrato junto a academia, deixe aqui nos comentários! 😀

Leandro

Leandro, designer de eventos. Escreve sobre todas as novidades e tendências que interessam. Tecnologia, novos gadgets, moda, cuidados para o corpo, carros e filmes. Tudo que envolva o universo masculino e seu comportamento. Fale com o autor deste post pelo Twitter: @garotao ou no Facebook.

3 comentários em “Dicas: antes de fechar contrato anual com a academia

  1. Parabéns Leandro, o site está muito bom!
    As dicas estão ótimas, no meu caso, pago mensalmente e malho no horário de almoço que é mais vantajoso. Além do mais, aqui em BSB, pelo que já pesquisei, as academias são mais caras que dos demais estados. Os planos que incluem fidelização aparentam serem vantajosos, pois o desconto é chamativo, porém, se você quiser rescindir contrato, infelizmente é como o texto diz – igual comprar celular com desconto – a dor de cabeça vai ser grande, podendo até em última hipótese ser resolvido em processo judicial. Acredito que quem for aderir a estes planos leia atentamente o contrato de adesão para não ter problema no futuro.
    Abraço,
  2. E quando a academia não tem contrato e você quer rescindir e desitir do plano que fez e a academia diz que não faz devolução do dinheiro e mesmo que você não faça mais uso dos serviços dela e mesmo assim tem que pagar? Uma academia que treino disse que não trabalha com contrato e que não faz rescisão dos planos e muito menos devolve o dinheiro caso você queira mais ficar lá. Como proceder neste caso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*