Skip to main content

Flexões

Considerado pelos professores um exercício completo e de execução simples, pushups (como os americanos dizem) fazem parte de nossas vidas desde as aulas de educação física no colégio ao melhor desenvolvimento na academia. As flexões trabalham membros superiores, tríceps e peitoral como foco, além do deltóide, serrátil anterior e coracobraquial (clica nos links para ver a localização da musculatura).


Execução correta
Há várias formas de executar uma flexão, porém vamos pensar na mais simples: mãos afastadas na largura do ombro. Um vídeo ajuda a entender melhor, não?

Para os que não falam inglês, algumas dicas bacanas que o Sooby dá para uma melhor execução dos exercícios:

– Apoio com os punhos fechados, para não lesionar o pulso. Você pode usar sua luva da academia ou um travesseiro fino para usar como apoio. Eu prefiro os suportes, com preços que vão de 32 a 84 reais o par.

– Cuidado com a postura de banana. Mantenha o corpo ereto, tente contrair o abdômen para ajudar a manter a postura.

– Não pense em fazer 100 apoios se você está começando agora. E nem se você já for rato de academia. Isso só é legal para mostrar o quanto bitolado você é para seus amigos.

– Movimentos lentos, conscientes e concentrados. Não me faça nada frenético, por favor. Deixei para o bloco de carnaval fora de época. Dois segundos para descer e dois para subir já é o suficiente.

– Rotina de treino
* Iniciantes: quantas flexões você conseguir, descansando por dois minutos. Repita esse ciclo três vezes.
* Médios: três vezes por semana. Durante 20 minutos.


Flexão também é o exercício básico para treinamento militar e também para provas de concurso de alguns órgãos federais.  Gostei muito das instruções do vídeo abaixo, simples e objetivo, criado para informar os candidatos ao Curso de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro. Nele da pra ver a ótima postura que o candidato tem ao executar a flexão.

Ele executa o exercício com os cotovelos juntos ao corpo, o que aumenta o nível de dificuldade para a execução da flexão. Iniciantes podem sentir mais cansaço e com isso diminuição da motivação para treinar.


Mais algumas dicas:

– No CORPO PERFEITO há várias opções de suporte para flexão:


Polimet por 31,90



Valeo Fitness por 49,90



Harbinger por 83,90 – essa foi indicada pela revista Men’s Healht brasileira do mês de fevereiro. Eu não conheço a marca, mais achei super estilosa.


Flexão é um exercício para ganho de força e massa muscular. Então não se esqueça de repor as proteínas. Aqui você encontra um comparativo das whey protein mais vendida / mais TOP / mais barata. http://www.lexgrego.com/mais-vendido-mais-top-mais-barato-whey-protein/


Espero que tenham curtido esse pequeno “tutorial”. E como ninguém é senhor da verdade, podem mandar comentários corrigindo ou adicionando dicas para nosso tutorial de flexão.


:.

Leandro

Leandro, designer de eventos. Escreve sobre todas as novidades e tendências que interessam. Tecnologia, novos gadgets, moda, cuidados para o corpo, carros e filmes. Tudo que envolva o universo masculino e seu comportamento. Fale com o autor deste post pelo Twitter: @adamascado ou no Facebook.

6 comentários em “Flexões

  1. O Lex está de volta, e voltou com tudo. rrsrs

    Muito bom o post. Eu adoro fazer flexões, sempre achei um dos exercícios mais completos que existe.

    Mas de uns tempos para cá tenho estado com muita preguiça =/ …
    Prometi voltar a malhar depois do carnaval, e vou cumprir o treino descrito aí em cima: três vezes por semana. Durante 20 minutos.

    É isso aí!

  2. Lex
    Gostei muito o post e gostaria de mandar uma dica de matéria:
    Treino em casa para iniciantes.
    To tentando catar alguma dica na internet mas nao acho nada.
    Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*