Skip to main content

Homens (não) podem chorar em público?

A Men’s Health americana publicou um artigo em seu site no qual comenta “porque” os homens não choram em público. Afinal, somos treinados desde o nascimento que não podemos fazer isso no meio de todo mundo. Quem nunca ouviu de seu pai algo como “vira homem menino, pára de chorar!”.

Para não dizer que homens (brasileiros) não choram em público, os marmanjos só soltam lágrimas no final da copa do mundo se eles perdem (ou ganham) o título. Fora isso, quando recebemos uma notícia de falecimento de alguém próximo ou até algo muito bom como aquele projeto aprovado que vai mudar sua vida/carreira/bebidas que você costuma tomar na noite, seguramos no gogó e deixamos para desmanchar no quarto, no banho, no carro… Sempre sozinho.

Se isso está certo ou errado? Quem sou eu para julgar algo intrínseco da cultura do homem, algo tão velho e cravado na sociedade… Porém concordo com a maioria dos especialistas em comportamento: já estamos em uma era na qual sentimentos são valorizados e vistos como algo saudável. Mas também não vejo motivo para chorar por conta de “qualquer coisas”.

E é ai que mora o outro grande X dessa questão. O que é qualquer coisa? Leitores, pelo o que vocês costumam chorar? Quais são as alegrias e tristezas que já fizeram vocês derrubarem uma lágrima? E isso foi em público ou no cantinho? Deixem suas respostas nos comentários.

O artigo da Men’s Health (em inglês) comentando um pouco da visão estadunidense sobre as lásgrimas com testosterona pode ser lido aqui.

Leandro

Leandro, designer de eventos. Escreve sobre todas as novidades e tendências que interessam. Tecnologia, novos gadgets, moda, cuidados para o corpo, carros e filmes. Tudo que envolva o universo masculino e seu comportamento. Fale com o autor deste post pelo Twitter: @adamascado ou no Facebook.

4 comentários em “Homens (não) podem chorar em público?

  1. Isso é uma coisa bem complicada, pois o homem quer sempre passar uma imagem de que é "forte" e o choro mostra um lado mais sensílvel, ele expõe nosso lado "frágil". Lado este que não queremos mostrar. Não sou muito chorão, claro tem algumas situações que é complicado segurar, ou filmes que apelam muito! Mas odeio chorar na frente dos outros!
  2. Eu não ligo pra isso, acho normal homen chorar, aliás é um ser humano que também possui sentimentos. Eu sou do tipo chorão, choro por tudo que afeta meu intimo!
    Domingo passado tava assistindo um filme (Sempre ao seu lado), puts, me acabei de chorar sem vergonha alguma.
  3. Eu sempre choro e nao tenho vergonha, choro vendo um filme, uma novela, com o programa do Luciano Hulk, ouvindo uma musica. Garanto que sou muito melhor que muito homem machao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*