Skip to main content
chamada-pesquisa-calvicie-e-celulas-tronco

Proteína impede calvície e cabelos brancos

Novo estudo indica possível forma de tratamento da calvície e dos cabelos brancos, além de ajudar a entender como combater doenças mais graves como o câncer.

O estudo (inédito) tem como base as células-tronco capilares, responsáveis pela pigmentação e crescimento dos fios.

Em um trabalho publicado na Cell, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, a Dra. Mayumi Ito, da Universidade de Nova York, descobriu que uma proteína chamada Wnt é essencial nesse processo. O estudo feito em ratos mostrou exatamente como os caminhos sinalizadores da proteína Wnt permitem  que as células-tronco dos folículos e dos melanócitos trabalhem juntas para gerar o crescimento capilar e produzir pigmentos.

A pesquisa mostrou que a anormalidade ou a ausência de Wnt inibe o surgimento de novos fios e impede a formação de cor. Além de indicar uma possível forma de tratamento para calvície e fios grisalhos, o estudo também pode ajudar a combater doenças realmente graves, como o câncer. O corpo humano tem vários tipos de células-tronco com potencial de regenaração. Os métodos por trás da comunicação das presentes nos fios de cabelo podem dar pistas importantes para regenerar outros órgãos mais complexos.  Além disso, ajudam a compreender doenças nas quais os melanócitos estão envolvidos- entre elas, os melanomas.

Como visto na INFO > http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/proteina-impede-calvicie-e-cabelos-brancos-17062011-23.shl

Leandro

Leandro, designer de eventos. Escreve sobre todas as novidades e tendências que interessam. Tecnologia, novos gadgets, moda, cuidados para o corpo, carros e filmes. Tudo que envolva o universo masculino e seu comportamento. Fale com o autor deste post pelo Twitter: @garotao ou no Facebook.

3 comentários em “Proteína impede calvície e cabelos brancos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*