Skip to main content

Se exercitando de graça

Reclamações como “a academia é cara” e “não tenho dinheiro para praticar esportes” não são desculpas para você não se exercitar. Em todas as cidades do país é possível se manter em forma com qualidade e sem colocar a mão no bolso ou gastando muito pouco.

Há muitas formas de se exercitar sem se matricular em academias convencionais, pois uma série de atividades não depende nem dos aparelhos encontrados nesses locais. Quem quer começar a se mexer ou deseja trocar os altos preços dos centros de treinamentos pelo custo zero de uma praça, um parque, uma academia ao ar livre ou até mesmo a própria rua ou casa só precisa tomar essa decisão.

A prática de atividades físicas garante benefícios para saúde, para a estética e para o bem-estar, e é um investimento de tempo precioso em si mesmo. Você vai precisar se esforçar e ter determinação, pois a gratuidade também pode ser uma desculpa para adiar o compromisso.

No entanto, antes de iniciar os treinos, é preciso realizar uma consulta com um clínico geral, que poderá identificar problemas de saúde que comprometam o desempenho, além de indicar o atleta para o profissional especializado para fazer o acompanhamento. Se a sua alimentação ainda não for balanceada, esse também é o momento de mudar os hábitos alimentares, e, se possível, procurar um nutricionista para recomendar a melhor dieta para o objetivo pretendido.

Se puder, aposte na contratação de um personal trainer para elaborar o seu treino de acordo com as necessidades e recomendações médicas, acompanhar a performance pelo menos nos primeiros dias para verificar se todos os exercícios estão sendo executados de maneira correta e monitorar a evolução com o passar do tempo. Se não for possível contar com o auxílio desse profissional, vai ser preciso redobrar os cuidados na hora de praticar atividades físicas para evitar lesões.

Se você optar por fazer atividade física fora de casa, fique atento à sua própria segurança. De preferência, deixe o celular em casa e leve apenas uma garrafa com água fresca e uma toalha. Porém, se você gosta de treinar com música, pode adquirir um suporte para colocar o dispositivo no braço, deixando-o sempre ao seu alcance, para tornar o treino mais motivador.

Para começar a se exercitar, não é preciso de muita coisa. Além da força de vontade, vista suas roupas esportivas e procure o melhor local para seu treino:

EM CASA
A vantagem de realizar atividades em casa é a comodidade. Você não precisa nem mesmo interromper o que está fazendo para executar os movimentos com perfeição, embora deva prestar atenção para não se lesionar.
Muitos exercícios podem ser feitos dentro de casa, pois até mesmo uma boa faxina já é uma forma de gastar calorias e tonificar o corpo. Para um treino muito mais satisfatório, você pode escolher um exercício que se dá bem, como o alongamento, a dança, a ioga e os aeróbicos. Se a sua casa tiver espaço, instale uma bike ou esteira para se exercitar enquanto assiste TV ou lê um livro, já que, ao unir uma atividade gratificante com o exercício, a prática se torna menos entediante.

NA RUA
Ao se exercitar na rua, você provavelmente vai se deparar com surpresas agradáveis no caminho, como uma loja que nunca reparou, vizinhos simpáticos no portão e uma infinidade de caminhos possíveis no seu bairro. Além de estimular o corpo, você vai estimular a mente e vai aprimorar suas habilidades sociais.
A caminhada e a corrida são os exercícios mais indicados para o espaço. Comece com a caminhada se você estiver sedentário há muito tempo e passe gradualmente para uma corrida de leve a moderada. Você não precisa se transformar em um atleta e encarar o ritmo intenso, mas tente se manter motivado para realizar cada vez mais conquistas.

NA ACADEMIA AO AR LIVRE
Geralmente instaladas em locais de fácil acesso, esse tipo de academia está longe de se parecer com uma comum. Além de estarem ao ar livre e serem menos lotadas, elas possuem poucos aparelhos, que mesmo assim permitem trabalhar todas as áreas do corpo. O mais importante ao frequentar esses espaços é executar o movimento de forma correta, por isso, confira as instruções na lateral do aparelho.
Equipamentos como remada, simulador de caminhada, prancha abdominal e muitos outros, é possível trabalhar braços, pernas, abdômen, peitoral e outras partes do corpo. Em pouco tempo, você vai perceber que estará muito mais resistente para fazer os exercícios e que seus músculos estarão mais fortes.

EM ÁREAS VERDES
Além da beleza natural, os parques e praças oferecem contato com a área verde, que traz enormes benefícios físicos, mentais e psicológicos à saúde. Mesmo nas áreas mais urbanizadas é possível encontrar praças ou parques destinados à população para os momentos de lazer, e você pode aproveitá-los para a sua prática esportiva. Convide amigos e familiares para fazer companhia e incentivar.
Além da corrida e da caminhada, alguns locais reservam equipamentos para treinar alongamento e musculação ao ar livre. Alguns, ainda, contam com quadras de futebol, vôlei, basquete e outros esportes que, mesmo sendo praticados esporadicamente, já são formas sadias de exercícios. Também há parques onde a prefeitura, empresas ou até mesmo voluntários são disponibilizados para dar aulas de tai chi chuan, ioga e outras práticas.

Fonte: Ginast

Leandro

Leandro, designer de eventos. Escreve sobre todas as novidades e tendências que interessam. Tecnologia, novos gadgets, moda, cuidados para o corpo, carros e filmes. Tudo que envolva o universo masculino e seu comportamento. Fale com o autor deste post pelo Twitter: @adamascado ou no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*