Skip to main content

Tipo Físico: ECTOMORFO

Ator Ryan Reynolds é um dos melhores exemplos de ectomorfos!

Como os magrinhos podem ganhar massa? É complicado, pois durante muito tempo fui MUITO magro e não há absolutamente nada que possamos fazer para ter um corpo de  fisiculturista. Mas podemos sim ter um corpo robusto, forte e definido.

E a culpa? Da genética! Somos ectomorfos, magros e com estrutura óssea mais estreita e longa, não podemos ser brutamontes. Não só por conta dos ossos, também tem haver com o tipo da musculatura, qual a dos magrinhos predomina a fibra muscular tipo vermelhas (resistência), sendo que as ideais para crescimento são as brancas.

Magros, altos, pernas e braços comprido, testa alta, nariz e pescoço finos, ombros e ancas estreitas, estrutura corporal frágil, delicada, com segmentos finos, tórax aplainado e longo, ombros arredondados. Muito ativos, de caráter nervoso, comem geralmente pouco e só quando têm fome. Perder peso não é uma preocupação para pessoas com esta fisiologia, que têm geralmente estruturas musculares e ósseas leves, o que limita a sua aquisição de massa muscular e os torna pouco aptos para modalidades de força. Terão melhores resultados em desportos de resistência.

Dietas e suplementos
A alimentação é responsável por 75% do resultado do treino, a ingestão de alimentos ricos em carboidratos e proteínas é regra. Se o teu tipo físico for ectomorfo, o gasto calórico é alto, pois o metabolismo é muito rápido.
Os suplementos indicados são: whey protein e hipercalóricos. Desse último há uma linha de produtos da Nutrilatina, que são ótimos e tem os preços bem acessíveis. Lembrando que você deve ter cuidado ao tomar hipercalóricos, para não ingerir mais do que o seu uso diário e começar a ganhar um pneu indesejado. Outro ponto é que o ectomorfo sempre gasta mais com suplementação do que os outros tipos físicos, então mantenha a mão aberta para conseguir mais massa!

Treino
Exercícios aeróbios não é preocupação para esse tipo físico, sendo que é sempre bom treinar cerca de 20 minutos, duas vezes por dia, somente para questões de saúde.
Musculação quatro vezes por semana, sendo que se deve trabalhar com cargas bem pesadas. A estimulação muscular deve ser alta para obter ganhos musculares. Exercícios usando barras e halteres são ótimos para alcançar esse objetivo, eles permitem que você use toda a amplitude de movimentos e geralmente são mais familiares ao corpo do que aqueles feitos nas máquinas. Malhar pesado exige muito do seu organismo e dessa forma você vai precisar descansar o suficiente entre as sessões de treinamento.

Perfil psicológico do ectomorfo
De aparência macilenta e aspecto faminto. Geralmente hipersensível (talvez devido à predominância relativa da superfície da pele exposta em proporção à massa do corpo). Alta energia nervosa, acha difícil relaxar, atenção penetrante, cerebral, emotivo, inibido com relação ao corpo e aos sentimentos pessoais. Dorme superficialmente, vê a atividade física como secundária em comparação com uma consciência da tensão interna e da sensibilidade. Acha difícil harmonizar corpo e mente e tende a ser dividido. O Ectomorfo come para viver. Consciente de si, preferência pela privacidade, introvertido, inibido, socialmente ansioso, artístico, mentalmente executivo, emocionalmente contido.

Quer saber quais são os outros dois tipos físicos? > Confira: www.coisasparahomens.com/tag/tipos-fisicos/

Leandro

Leandro, designer de eventos. Escreve sobre todas as novidades e tendências que interessam. Tecnologia, novos gadgets, moda, cuidados para o corpo, carros e filmes. Tudo que envolva o universo masculino e seu comportamento. Fale com o autor deste post pelo Twitter: @adamascado ou no Facebook.

14 comentários em “Tipo Físico: ECTOMORFO

  1. Outro Ecto aqui! Excelentes dicas, muito obrigado! Vou começar a batalhar pra ficar com um corpo bacana (não precisa ser tanto quanto o do Reynolds), espero que começar aos 27 anos não seja tarde demais…
  2. mmmmmmmmt boa a matéria msm…me enquadrei mt na descrição… Há três meses ingressei em uma academia e como vc falou a alimentação é fundamental.. Já ganhei 6 quilos mas também passei a alimentar-me de tres em tres horas e ter macarrão integral todo dia em minha dieta
  3. eu sofro com isso tenho 1,90 e não consigo ganhar peso de jeito nenhum, conseguir ganhar 6 quilos dps q entrei na academia faz 1 ano agora imagina ter 1,90 e pesar 66 quilos eu aparento ser muito magro eu preciso de um suplemento bom que me ajude pelo menos chegar a 70 quilos… Ajudem me!! Obrigado
  4. Nossa é muito eu tbm, em tudo. Faco acdm a um tempo e ja ganhei bastante massa, mas 1 semna sem comer direito ou malhar pelo menos 1 dia ja perco muito, deve ser do biotipo mesmo, aceleradissimo.
  5. E aee galera, blz?

    Eu achei muito interessante esse post…parabéns!
    Eu sou baixo e magro, difcilmente eu ganho peso.
    A minha duvida é : o cara que é considerado ectomorfo é só magro e alto?ou não?

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*